domingo, 20 de outubro de 2013

OS “SANGUESSUGAS” ESPIRITUAIS




“E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças; e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes; os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo.”
Marcos 12.38-40


Na época de Jesus já existiam “sanguessugas” que gostavam de se beneficiar dos fiéis. A recomendação de Cristo é: guardai-vos destes! O que significa dizer que devemos tomar cuidado com as influências malignas de certos “líderes espirituais”.  Homens inescrupulosos, amantes de si mesmos, que se dizem mestres, que gostam de andar para lá e para cá, usando capas compridas, longas, esvoaçantes, que trombeteiam devoção e intelectualidade acadêmica. Buscam os elogios e gostam de ser cumprimentados com respeito por onde passam; gostam que seus nomes sejam mencionados com honra e preferem os lugares de honra nas sinagogas (igrejas), bancos mais próximos de onde ficavam os rolos das Sagradas Escrituras – área reservada para líderes e pessoas de renome; gostam dos melhores lugares nos banquetes.

Mas, não fica só aí. Esses “sanguessugas” são gananciosos e gostam de explorar as pessoas que tem pouco para sobreviver, roubam os seus bens; em outras palavras, tais líderes se favorecem de seu prestígio, o que lhe dá oportunidade de convencer os fiéis incautos de que eles estão servindo a Deus ao apoiarem o templo ou o próprio trabalho santo do líder, quando na verdade, os líderes é que se beneficiavam monetariamente dos pobres. Tudo acontecia e acontece por trás da maquiagem, da máscara, camuflagem de longas orações que, para disfarçarem, usavam como ostentação de espiritualidade.

A real motivação dos “sanguessugas” não era, e não é, a devoção a Deus, mas o seu próprio benefício financeiro, bem como a reverência de sua pessoa. Como hoje, querem estar na moda e na mídia!

Na época de Jesus nem precisou de CPI, pois Ele mesmo deu o veredicto: “Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda!” Nós temos dificuldades de tratar dos assuntos espirituais e por essa razão somos presas fáceis de líderes que procuram vida fácil à custa dos fiéis. Um líder assim, não tem amor alguns no coração, não está servindo ao próximo e está contrariando o principal mandamento de Deus! Não adianta vir com “conversa fiada”, dizendo que existem muitos tipos de prosperidade. As pessoas que esses “sanguessugas” estão enganando, são mantidas na ignorância através de berros e acusações. Mal informadas, se tornam reféns desses “gatunos”, que não querem perder a comodidade, privilégios e posição na sociedade.

Talvez, você esteja como eu, decepcionado com os líderes religiosos da mídia! Mas faça como eu, busque em Cristo o seu maior referencial! Busque também a referência em líderes que queiram e se esforcem para parecer-se com o Mestre dos Mestres, o Pastor dos Pastores, o Mais Humano dos humanos, e o Mais Espiritual dos líderes.

Que Deus nos ajude e nos ilumine!

Pr. Filipe.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário